Qual a importância da agricultura para a economia brasileira?

Como vocês sabem, a Plona ocupa um papel essencial ao auxiliar que agricultores realizem as melhores práticas de irrigação, fertirrigação etc, e, com isso, otimizem seus processos no campo. Então, para você entender um pouco mais sobre este tema, neste artigo vamos falar da importância da agricultura para a economia brasileira. Quer se aprofundar nesse assunto? Venha com a gente!

Status da agricultura para o Brasil

A agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção. 

Segundo a Embrapa, o setor agrícola é um dos que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e mais de 40% das exportações brasileiras. Só de olhar esses dados, dá para entender a importância dessa área para o país. Não é mesmo?

Leia também: A importância da técnica de irrigação para o meio rural

“O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), cresceu 8,36% em 2021,” relatam pesquisadores da USP em estudo publicado em 2022.

Além disso, estes pesquisadores destacam que o forte crescimento do PIB, do segmento primário agrícola, decorreu especialmente do alto patamar real dos preços, tendo em vista as expressivas quebras de produção para importantes culturas, relacionados a diferentes climas.

Outro dado importante salientar é que o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, aproximadamente USD 100,7 bilhões, atrás apenas da União Europeia, EUA e China. 

O setor tem sido responsável por otimizar a vida dos brasileiros trazendo empregabilidade e renda para grande parte da população. Esses benefícios, sem dúvidas, são capazes de ampliar a qualidade de vida de todos, de forma direta e indireta.

Um dos principais motivos para que a agricultura tenha ganho tanta força e tenha se tornado tão importante para a economia brasileira é, sem dúvidas, o investimento tecnológico. Atualmente, diversos avanços têm sido constantemente utilizados na agricultura, proporcionando ótimos ganhos de produtividade, facilitando a gestão e diminuído diversos custos. Em nosso próximo artigo, vamos explorar com detalhes este tema. Fique de olho em nosso blog, muita coisa boa vem por aí.

Esse texto faz parte de uma série de conteúdos para você entender mais sobre o nosso trabalho. Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Desenvolvido por KAKOI