
A gente sabe que garantir a qualidade e otimizar o plantio é a missão de praticamente todos os agricultores. Há diversas estratégias que auxiliam esses trabalhadores para gerar mais economia no campo. Hoje, vamos falar da fertirrigação, quer entender o que é e quais as principais vantagens desta prática? Venha com a gente!
O que é fertirrigação?
De forma simples e resumida, é possível dizer que a fertirrigação consiste na prática de fertilização combinada com a irrigação. Com esse mix, os adubos minerais são injetados na água irrigada, formando uma água enriquecida.
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em uma pesquisa publicada em 2019, enfatizou que os efeitos da fertirrigação sobre a produtividade das culturas são bem conhecidos.
“Esse método de adubação, principalmente quando aplicado por meio de sistemas de irrigação localizada, proporciona um melhor aproveitamento de nutrientes por parte das plantas”, revela o pesquisador João Martins da Silva Junior em material produzido para o Senar.
Qual a diferença da fertirrigação e da irrigação?
É preciso lembrar que a irrigação é uma prática, que conta com diferentes tipos de processos, por isso, é difícil fazer uma comparação exata.
Mas em muitos casos, a prática de irrigação pode ser feita em toda área do plantio e não somente perto das plantas e do sistema radicular, por isso quando é feita a fertirrigação, por este sistema ocorre uma perda tanto de água quanto de adubos.
Leia também: A importância da técnica de irrigação para o meio rural
Quais são as vantagens da fertirrigação?
Segundo um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as vantagens da prática de fertirrigação são inúmeras, listamos abaixo alguns dos principais benefícios. Confira!
- Menos danos físicos às culturas, evitando derrubadas das flores, de frutos e dos galhos das plantas, o que reduz a incidência e propagação de pragas e doenças;
- Maior aproveitamento do equipamento de irrigação;
- Uma aplicação dos nutrientes na quantidade e momento exatos requeridos pelas plantas;
- Menor necessidade de mão de obra e energia para se fazer as adubações;
- Possibilidade de uso em diferentes sistemas de irrigação;
- Redução da contaminação do meio ambiente.
Confira nossos principais produtos para a prática de irrigação.
Quais são as principais resistências da prática de fertirrigação?
As causas da resistência dos agricultores na adoção dessa prática são, segundo André L. T. Fernandes e Roberto Testezlaf, em estudo para a Universidade de Uberaba, as razões econômicas e os altos custos de investimento em comparação aos sistemas convencionais de adubação.
Além disso, estes pesquisadores citaram também uma forte ausência de suporte técnico que permita com que o produtor garanta seu investimento em tempo relativamente curto, sem colocar em risco o seu capital fixo.
Esse artigo faz parte de uma série de conteúdos para você entender mais sobre o nosso trabalho. Continue acompanhando o nosso blog. Quinzenalmente, vamos produzir um conteúdo novo e exclusivo para você. Até a próxima!