Caminhão-tanque: confira os principais cuidados para o transporte

Desenvolvidos para o transporte de líquidos ou materiais pulverulentos (substâncias em pó), os caminhões-tanque precisam de uma atenção redobrada quando o assunto envolve segurança. Afinal, a responsabilidade desse tipo de serviço afeta tanto o caminhoneiro, quanto os veículos que passam por ele na rodovia. A exemplo disso, podemos citar o acidente que aconteceu recentemente na BR-282 em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina.

Embora as circunstâncias ainda não tenham sido esclarecidas, um dos veículos transportava combustível. Existe uma legislação bem detalhada no Brasil sobre os cuidados a serem seguidos ao realizar o transporte de cargas com explosivos, material radioativo, líquidos inflamáveis e substâncias corrosivas. Com o intuito de orientar os condutores desse tipo de veículo, veja a seguir, os principais cuidados recomendados para o transporte de cargas perigosas.

Neste caso em especial, vamos falar sobre o transporte de combustíveis, como o diesel, afinal, é o único tipo de caminhão que serve para realizar esse tipo de serviço. Assim como os produtos radioativos e corrosivos, os combustíveis são inflamáveis e devem ser trasportados com muita atenção na estrada. Isso significa que além do motorista estar plenamente capacitado para realizar o transporte, o caminhão também precisa passar por procedimentos que avaliam sua segurança e validam a sua liberação. Confira, a seguir, os principais cuidados indicados para o transporte de cargas perigosas.

 

1- Registro de habilitação

Além do registro de habilitação do condutor, o transportador deve providenciar, no Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).

 

2- Nota fiscal com os dados do produto

Também é necessário portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.

 

3- Equipamentos para emergência

Equipamentos de emergência são imprescindíveis nesse tipo de transporte, além disso, é necessário conservar conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual para uso do condutor e do auxiliar, quando necessário em situações de emergência. Essas medidas visam a proteção e a chegada dos combustíveis aos postos de maneira segura e totalmente de acordo com a legislação.

 

4- Higienização para os caminhões

A lavagem de caminhão-tanque também é uma oportunidade de cumprir as exigências da legislação relacionada à segurança do trabalho. Em síntese, é um trabalho automatizado e permite que o processo seja feito sem que os colaboradores precisem entrar no caminhão para limpá-lo. Considerando isso, lavar os caminhões com o auxílio da tecnologia, é fundamental, pois estabelece condições para facilitar e controlar o trabalho em espaços confinados, tais como os reservatórios. Vale lembrar que limpar esses recipientes é crucial e o processo deve ser realizado regularmente.

 

5- Manutenção periódica

A manutenção é muito importante para o caminhão de carga, por isso ela deve ser realizada com frequência. Com manutenção você viaja seguro e ainda reduz os riscos de paradas para consertos ou reposições emergenciais de peças e acessórios. Sem contar que ajuda a reduzir os custos com troca de peças que poderiam ter sido revisadas e que teriam mais tempo de desempenho.

Caso você precise de peças de qualidade para caminhão-tanque, escolha Plona! Acesse aqui e conheça as nossas principais peças.

Desenvolvido por KAKOI