Quem encara o dia a dia nas estradas sabe muito bem o quanto essa rotina é intensa e cheia de contratempos. No entanto, por mais que a correria seja grande, não dá para deixar a saúde de lado.
De acordo com um estudo feito por duas das maiores concessionárias de rodovias do país, em 2017, 79% dos caminhoneiros estavam com excesso de peso. Além disso, a mesma pesquisa indicou que 35% dos profissionais tinham colesterol ou glicemia alto.
Os dados são preocupantes e reforçam que todo caminhoneiro precisa cuidar da saúde. E com atitudes simples é possível evitar inconvenientes e ganhar em qualidade de vida. Confira a seguir 6 dicas para melhorar a vida na estrada.
1- Cuide da postura ao dirigir
Passar horas e horas sentado na cabine durante o percurso da entrega exige uma atenção especial quando o assunto é cuidar da postura. Por isso, procure ficar com os membros superiores e inferiores parcialmente dobrados e com as costas no encosto em um ângulo próximo a 90 graus. Além disso, considerar o conforto e ficar em uma posição que permita enxergar todos os espelhos é fundamental.
Para isso, estenda os braços em direção à frente do veículo. Se o seu pulso encostar com facilidade no volante, essa é uma boa posição. Se isso não acontecer, regule o banco um pouco para frente. Essa posição ajuda a não sobrecarregar a coluna e dá mais firmeza e
agilidade durante as manobras.
2- Mantenha seu colesterol sob controle
A má alimentação aumenta os índices de colesterol no sangue, portanto, é essencial manter uma alimentação equilibrada. Por essa razão, escolha legumes e verduras e evite comidas muito gordurosas. Além disso, busque seguir uma rotina e evite pular refeições. Não se esqueça, sempre opte por alimentos nutritivos.
3- Alongue-se
Para evitar problemas circulatórios e musculares, não deixe de alongar pernas, braços e pescoço – que são os membros mais utilizados na direção. Para o alongamento das pernas, use as rodas do caminhão, pois elas têm a estatura certa. Para os braços, utilize as quinas da carreta ou da caçamba, e para alongar o pescoço, puxe-o levemente com os braços.
4- Durma bem
Um boa noite de sono é imprescindível para qualquer profissional, mas no caso dos profissionais da estrada é preciso reforçar ainda mais a atenção. Afinal, muitas vezes as horas de descanso não são respeitadas e isso faz com que você coloque a sua vida e a vida de terceiros em risco. Além disso, uma noite bem dormida é fundamental para renovar as energias, melhorar os reflexos e manter a mente e o corpo saudáveis. Ao dormir bem, você evita acidentes e se mantém focado durante o trajeto.
5- Evite estresse
Dirigir estressado pode causar uma série de complicações para o seu corpo. Então, evite estresses e irritações desnecessárias. Uma alternativa é usar aplicativos de trânsito no seu celular, com ele você consegue encontrar caminhos menos congestionados e com menos acidentes, por exemplo.
6- Use protetor solar
Antes de pegar a estrada, aplique filtro solar nas áreas mais expostas e reaplique de acordo com a intensidade do sol. Tenha em mente que o raio solar direto pode causar uma série de doenças de pele.