O que é Cédula do Produtor Rural (CPR)?

Você sabia que existe uma lei que visa fornecer crédito para futuras necessidades de produtores rurais? Exatamente, trata-se da Cédula do Produtor Rural (CPR). CPR nada mais é do que um título de crédito criado pela Lei nº 8.929/1994 que visa promover crédito para aqueles produtores rurais que necessitam de recursos financeiros. 

A CPR tem se consagrado como uma ótima saída para aqueles produtores agrícolas que precisam de recursos; assim, muitos têm tido a possibilidade de promover melhorias na sua produção agrícola. Além disso, como mostraremos, a CPR é também uma excelente opção para investimento. 

Leia com atenção e conheça esse benefício.

 

Como a CPR funciona? 

 

Basicamente, o produtor se compromete a entregar alguns produtos rurais em troca de um crédito para atender suas necessidades futuras. 

Existem duas formas de uma CPR acontecer: CPR Física e CPR Financeira

 

CPR Física: o produtor se compromete a entregar produtos rurais no dia que for acordado, em troca da cédula.

 

CPR Financeira: o produtor se compromete a fazer o pagamento em dinheiro após ter conseguido vender seus produtos rurais. 

Para conseguir a CPR, além dos produtos rurais, é necessário que o produtor forneça uma espécie de garantia para a realização da operação; normalmente, os meios utilizados para isso são carros e imóveis. Isso serve como uma garantia para o investidor de que ele receberá os produtos que ainda podem estar na fase inicial da produção. 

Essa operação é fiscalizada pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), que garante que o agricultor não entregue a mesma produção duas vezes ou mais. Isso é feito através de uma medição do quanto da safra o produtor já comprometeu. 

 

Como fazer uma CPR? 

Uma CPR pode ser emitida por alguma instituição financeira (como um banco) autorizada pelo Banco Central do Brasil. Segundo a Lei, não é apenas uma instituição financeira que pode emiti-la; na verdade não existe nenhuma lei que impeça uma pessoa física, por exemplo, de fazer esse investimento, a operação só precisa ser reconhecida em cartório. 

 

As exigências de garantias variam de instituição financeira; mas, de forma geral, todas exigirão imóvel, carro ou até mesmo fiador.  Uma CPR pode ser requerida em diferentes fases da produção, no começo, meio ou após a colheita.  Isso confere ao produtor uma flexibilidade de solicitá-la quando julgar necessário. 

 

Quem pode ser beneficiado por uma CPR? 

Ser beneficiado com uma CPR é mais simples do que se imagina. Qualquer produtor rural que consiga comprovar garantias de que terá meios de pagar com os produtos ou em dinheiro (no caso da CPR Financeira), pode ser beneficiado com o crédito. 

 

CPR como investimento 

Segunda a B3, a CPR não é apenas uma forma do produtor rural obter investimento, mas uma maneira de investimento. Isso se deve ao fato de que não são apenas instituições financeiras que podem oferecer investimento. Isso significa que pessoas físicas podem negociar esse título como credoras, obtendo um considerável retorno financeiro. 

Isso amplia o leque de possibilidades para se obter um investidor, aumentando as chances de ser beneficiado pela CPR. 

 

E então, conhecia essa opção de crédito para produtores rurais? Fique atento a mais posts em nosso blog. Temos as melhores dicas para o setor agrícola. 

Desenvolvido por KAKOI