Conheça os diferentes tipos de irrigação

Falamos por aqui sobre a importância da prática de irrigação para o desenvolvimento para a agricultura e, consequentemente, o desenvolvimento nacional. Agora, para complementar este importante tema, vamos abordar, neste artigo, as diferentes modalidades da irrigação e as vantagens de cada um dos métodos citados. Quer se aprofundar um pouco mais neste tema? Venha com a gente!

Confira nossos principais produtos para a prática de irrigação.

Entenda o que é irrigação

É uma técnica utilizada na agricultura, que foi desenvolvida, segundo pesquisas, durante o império Persa. Esta prática antiga busca, até os dias de hoje, fornecer água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação.

Diferentes tipos de irrigação

Irrigação por superfície

Este método recebe também o nome de irrigação por gravidade, uma vez que a água é aplicada diretamente sobre a superfície do solo. Pela prática, a água desce pela parte superior de um canal mestre e, a partir daí, abastece todos os outros. 

Confira as vantagens

Dentre as principais vantagens estão: o baixo custo quando comparado com outros tipos de irrigação, o uso de equipamentos simples e também o baixo consumo de energia em sua aplicação.

“A irrigação por superfície não molha a parte aérea das plantas, pouco interfere na aplicação de agrotóxicos e minimiza doenças da parte aérea. Pode, por outro lado, favorecer a ocorrência de doenças de solo”, descrevem os pesquisadores José Maria Pinto, Nivaldo Duarte Costa e Geraldo de Resende em artigo publicado para a Embrapa.

Irrigação por gotejamento

 

Neste método, há uma menor ocorrência de doenças da parte aérea, além de pouco interferir nas práticas culturais. Isso ocorre principalmente porque nesta modalidade as folhas das plantas não são molhadas. 

Confira as vantagens

Dentre as principais vantagens estão o controle rigoroso da quantidade de água fornecida às plantas. Os sistemas são usualmente automatizados, fato que garante menos mão de obra e mais autonomia do profissional na hora da aplicação. 

Além disso, com esta prática é possível reduzir a incidência de pragas, doenças e também o desenvolvimento de ervas daninhas, que prejudicam o plantio. A modalidade traz mais uniformidade na aplicação da água, possibilitando, com isso, o cultivo em áreas com afloramentos rochosos.

Irrigação convencional

É o sistema básico de irrigação por aspersão, que utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Neste método, após regar pela primeira vez, o produtor entra na área molhada, retira o aspersor e coloca-o na próxima área a ser irrigada.

Confira vantagens

Uma das vantagens é que não há perdas de área cultivável, a prática também não exige horário específico para aplicação e também não requer sistematização do terreno.

Continue acompanhando nosso blog

Há ainda outros tipos de irrigação, mas vamos falar sobre essas modalidades nos próximos artigos. Continue nos acompanhando, tem muita coisa boa que vamos abordar por aqui. Até a próxima!

Desenvolvido por KAKOI