Agricultura 4.0: conectividade e tecnologia no campo

Muito tem se comentado sobre o crescimento do agronegócio no Brasil; de forma que ele tem se consagrado como um dos setores mais importantes da nossa economia. Em 2021, segundo pesquisas, a agricultura passou a representar cerca de 27% do PIB do país. Além disso, há uma expectativa de que no período de 2021/2022 haja um recorde na safra. 

 

Esse crescimento não é mera coincidência. É resultado de uma verdadeira revolução de técnicas utilizadas no campo: a chamada Agricultura 4.0. 

 

É notório que a tecnologia já tem impactado profundamente a agricultura nos últimos 50 anos. A ponto de lugares que antes eram impossíveis de se cultivar, graças à irrigação artificial, se tornaram perfeitamente cultiváveis e extremamente férteis. A irrigação também possibilitou que muitos agricultores pudessem aumentar consideravelmente a sua safra. 

 

Contudo, a Agricultura 4.0 dá um passo além: ela permite uma mensuração extremamente precisa de toda safra, a chamada agricultura de precisão. 

 

Ela chega num momento em que várias estimativas apontam para o aumento do consumo de alimentos em todo o mundo, tornando necessário o desenvolvimento de técnicas que aumentem a produção. 

 

Existem algumas soluções relacionadas a tecnologia que devem ser utilizadas: 

 

    1. Conectividade: gradualmente o número de áreas na zona rural sem rede tem diminuído drasticamente. No entanto, são muitas áreas que ainda não possuem rede. Conectar o campo permitirá que a comunicação entre funcionários e fornecedores seja tão rápida que vários gaps no cotidiano rural simplesmente desaparecem. Imagine um ambiente onde você tem a mesma conectividade que as grandes cidades? É exatamente isso que está por vir! Dessa forma, também será possível gerenciar todo o maquinário de qualquer lugar. 
    2. Maquinário Inteligente: permite o acompanhamento em tempo real de todo maquinário no campo. Isso permitirá que seja possível acompanhar telemetria, consumo de combustível, alerta de combustível e vários outros insights. Todas essas informações reduzem o tempo de trabalho de vários funcionários e reduz significativamente o tempo de tomada de decisão. Assim, fica muito mais fácil aumentar a produção. 
    3. Clima Inteligente: uma das grandes dificuldades de todo produtor rural é saber como lidar com o tempo. Muitas vezes, um período prolongado de chuva ou seca pode trazer estragos significativos para uma produção. Pensando nisso, essa solução de clima inteligente possibilita a identificação do melhor momento de plantio e colheita. Essa solução evitará prejuízos de muitos produtores rurais que acabam perdendo parte de sua produção por conta de intempéries climáticas. 
    4. Drone Pro: propicia o mapeamento dos limites de uma propriedade; garante também a rápida identificação de focos de incêndio e da infestação de ervas daninhas. 
    5. Irrigação: por mais básico que possa parecer, a irrigação ainda é uma das tecnologias que ainda vão se perpetuar por um longo tempo. Ela ainda funciona como um dos meios mais eficientes para garantir que toda plantação tenha a quantidade de água necessária. 

 

A Plona também faz parte desse processo revolucionário da implementação da Agricultura 4.0. Através das peças eficientes para irrigação artificial, dispomos de uma grande expertise e serviços para garantir uma irrigação de qualidade na sua propriedade. 

 

Desenvolvido por KAKOI