Caminhões tanques possuem uma função primordial no Brasil. Eles são responsáveis por transportar elementos essenciais como água, gasolina, etanol, diesel e outros. Algumas partes mais secas do país dependem quase exclusivamente desses caminhões.
LennarDigital Sylenth1 VST Crack
Consequentemente, qualquer transportadora sabe que é necessário fazer manutenção regularmente de caminhões tanque. É necessário checar frequentemente o estado das peças na tentativa de encontrar alguma falha, como um vazamento, por exemplo. Do contrário, o líquido transportado pode até mesmo ser desperdiçado,
Porém, além de fazer a manutenção, é necessário higienizar os tanques dos caminhões. Na verdade essa prática é uma das atividades de manutenção mais importantes no cotidiano de um caminhão-tanque. Por mais trabalhosa que seja, uma boa higiene irá garantir que o material entregue não seja comprometido. Imagine quão danoso seria se a gasolina transportada por um caminhão fosse contaminada? Para evitar este tipo de dano é necessário fazer a devida higienização.
Tendo em vista a importância deste assunto, pensamos em algumas dicas que vão te ajudar a enxergar a importância desta higienização e de como fazê-la.
- A higienização interfere na qualidade do material
Exatamente!Existem alguns líquidos que são transportados que devem manter um grau elevado de pureza, como por exemplo água, combustíveis e outros.
Após o transporte de quase qualquer líquido, é inevitável não ficarem resíduos grudados nas paredes do tanque. Caso eles não sejam removidos, eles podem reduzir a qualidade do próximo líquido que será colocado no caminhão.
Por isso é muito importante que os tanques sejam cautelosamente limpos para que não reste nada.
- Como limpar um caminhão-tanque
Lavar um caminhão-tanque não é uma tarefa nada fácil. Envolve desde o uso de um material específico para limpeza até o uso de pessoas treinadas.
Dentre as maneiras de como limpar um tanque destacamos duas:
- A primeira é limpar através de um processo automatizado que consiga atender todas as necessidades de seu caminhão, através da utilização de bombas de alta pressão para remover todos os vestígios;
- A segunda opção é mais manual: é necessário esvaziar todo o tanque e fazer a limpeza com com escovão ou panos limpos. Para esse tipo de limpeza é indicado que profissionais especializados e capacitados façam a limpeza; será necessário utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como: roupas adequadas, botas, óculos de segurança incolor, luvas de látex e máscara,
- Periodicidade
De um lado, a falta de limpeza pode danificar a pureza do material, de outro, o excesso pode causar algum dano a superfície interna dos tanques. Assim, higienizar o tanque após todo e qualquer uso, além de ser inviável, será maléfico para a estrutura interna.
Por isso, é necessário limpar frequentemente, mas respeitando os limites da estrutura. Sendo assim, para a maior parte dos líquidos, o recomendado é que a higienização seja feita a cada trinta dias; dessa maneira todos os vestígios serão eliminados. Entretanto, se você transporta diesel, a higienização pode ser feita a cada seis meses.
Aqui na Plona somos especialistas em tudo que um caminhão-tanque precisa. Temos diversas peças para a realização do transporte de forma segura e prática. Clique aqui e confira.