É extremamente comum antes de se iniciar qualquer plantação, a realização de um estudo prévio do estado da terra. Dessa forma, é possível inferir se é viável plantar algo no lugar em questão ou não. Nesse tipo de estudo é levado em conta uma série de fatores: clima, quantidade de nutrientes do solo, qualidade da terra e assim por diante. Todos esses fatores irão definir o que é possível plantar.
Agora imagine a situação hipotética em que um lugar específico está sendo prospectado como um possível local para plantação, só que existe um único problema: se trata de um deserto!
Aparentemente, a maioria desistiria da empreitada por ser considerado uma missão impossível, certo? Errado! Hoje, graças a tecnologia da irrigação é possível fazer com que um deserto vire uma fértil lavoura.
Pelo menos é o que todos vemos quando olhamos para as bem sucedidas plantações na terra de Israel, no meio do deserto. Lá a irrigação propiciou grandes avanços no setor agrícola.
Confira a leitura e acompanhe como isso aconteceu:
O país está localizado numa região extremamente árida, o que forçou o estado de Israel a mesclar de forma única a tecnologia e agricultura, recorrendo a agricultura de precisão para conseguir desenvolver a própria lavoura. Considerando que o país foi fundado em 1948, a velocidade com que isso aconteceu ainda causa admiração em todo o mundo.
Isso aconteceu através de uma tecnologia desenvolvida para dessalinizar a água para o consumo da população local. Assim, para agricultura é utilizada apenas água reutilizada, visto que 91% do esgoto é reutilizado e tratado; e 75% deste é destinado para irrigação.
Além disso, os israelenses criaram uma técnica que utiliza na irrigação apenas a exata quantidade de água necessária para o crescimento da planta. Essa técnica é conhecida como irrigação por gotejamento.
Junto com isso, foi desenvolvido um aparelho de enxágue dos alimentos que possibilita a redução das perdas de críticos de 15% para 2%, um dos melhores índices em todo o mundo. Consequentemente, Israel se tornou referência mundial na produção de sementes híbridas.
Como resultado, o país atrai mais de 650 milhões de dólares em investimentos de tecnologia na área de agricultura. Sem contar toda a larga exportação de produtos de tecnologia voltados para a área do campo. Através dessa tecnologia, o país também consegue ser responsável por produzir 95% dos produtos agrícolas que consome.
É necessário afirmar que esse desenvolvimento só foi possível por causa de uma determinada aplicação da irrigação. Foi através dessa aplicação que foi possível fazer com que um deserto se ” tornasse um lugar fértil”.
Essa é uma das vantagens da utilização adequada da irrigação. Isso vai além de uma mera comodidade, a irrigação propicia tecnologia e desenvolvimento para lugares que, naturalmente falando, é impossível.
Além disso, a irrigação aumenta a oferta de empregos na área rural justamente por reduzir os custos de produção.
A Plona trabalha com peças de qualidade para irrigação e, portanto, faz parte dessa construção que permite plantar em lugares inóspitos.
Clique aqui e confira nossas opções de irrigação.