Cuidados com caminhões tanque

Caminhões tanque possuem uma grande responsabilidade de transportar diversos líquidos em grande quantidade. Isso significa que se houver qualquer problema, uma enorme quantidade de líquido será desperdiçada, causando enormes prejuízos inimagináveis.

Esse é o maior pesadelo de motoristas de caminhões tanque, não é verdade? Descobrir que toda a carga se perdeu. 

 

Dependendo do líquido, o pesadelo é ainda maior. Imagine se você estiver transportando, por exemplo, combustível. Além do desperdício, o risco de acontecer uma catástrofe é altíssimo. 

 

Isso pode não apenas impactar o motorista, empresa e cliente, mas pode afetar todos aqueles que estiverem perto do caminhão tanque. 

 

Isso faz dele um veículo importantíssimo, visto que ele é um dos únicos veículos com capacidade de transportar vários tipos de líquidos. Dessa maneira, se faz necessário um cuidado especial com esse tipo de caminhão. 

 

Assim, fica claro que quando se trata de transporte de líquidos, não pode haver erros. Logo,o melhor caminho é sempre fazer a manutenção preventiva. 

 

Por isso listamos alguns cuidados que devem ser tomados. Alguns deles são básicos e essenciais para todo e qualquer veículo. A diferença é que os danos da ausência dessa manutenção preventiva num caminhão tanque pode trazer consequências muito mais sérias. 

 

  • Revisão geral do caminhão: 

 

Uma vez a cada três meses o caminhão tanque precisa ter sua mecânica completamente revisada; não estamos falando apenas do motor do caminhão, mas principalmente de todas as peças e componentes responsáveis pelo armazenamento e despejamento do líquido. 

 

Se qualquer peça apresentar algum funcionamento minimamente anormal, não hesite! Troque imediatamente. As peças de um caminhão tanque sempre devem estar funcionando perfeitamente. 

 

  • Limpeza do Tanque

 

É absolutamente normal que com o passar do tempo seja acumulado nas paredes do tanque alguns resíduos do líquido transportado. Porém, com o passar do tempo, além de poderem danificar o líquido, a própria qualidade da estrutura do tanque pode ser comprometida. 

 

Logo, é necessário fazer essa limpeza, pelo menos, uma vez por ano. Isso evitará que os resíduos se acumulem nas paredes do tanque. 

 

  • Fazer alinhamento e balanceamento 

 

Alinhamento e balanceamento são coisas básicas e necessárias para qualquer veículo. Em especial para caminhões tanque são coisas imprescindíveis. Um caminhão tanque sem o alinhamento e balanceamento terá a própria estrutura danificada ao longo do tempo. 

 

Observação: é de bom tom que rua ou terrenos muito acidentados sejam evitados; isso também pode danificar a estrutura e peças do tanque. Claro, não é possível evitar 100% ruas ou terrenos assim. Mas todo motorista deve estar plenamente consciente do cuidado que deve existir nessas horas. 

 

  • Troque o óleo regularmente 

 

Por mais que seja um cuidado básico, com caminhões tanque ele não pode ser ignorado em hipótese alguma. 

 

  • Suspensão e freios 

 

Vários líquidos que são transportados devem sofrer avarias mínimas. Um freio desregulado, por conta dos solavancos, pode causar alterações substanciais no conteúdo transportado. 

 

A mesma coisa se aplica à suspensão do veículo e aos pneus; eles devem ser revisados pelo menos uma vez a cada seis meses. 

 

O que achou das dicas?

 

Caso seja necessário, a Plona tem as melhores peças para caminhões tanque. Clique aqui e confira quais são as nossas opções.

Desenvolvido por KAKOI