Conheça a técnica de Fertirrigação com vinhaça

A indústria canavieira teve início com a produção do açúcar no período do descobrimento do Brasil. Daquela época para cá, a produção de álcool a partir da cana de açúcar foi ganhando importância e hoje representa aproximadamente 50% da destinação da cana. O aumento da demanda energética alternativa ao petróleo e seus derivados, acarretou na consequente maior produção do álcool a partir da cana; essa maior demanda culminou com aumento da produção do subproduto da destilação do álcool chamado de vinhaça.

A vinhaça é um subproduto do processo de destilação do líquor da fermentação da cana de açúcar para produzir o álcool. A vinhaça apresenta alto poder poluente, cerca de 100 vezes mais poluente que o esgoto doméstico, por conta da sua composição: alto teor de matéria orgânica, baixo pH e elevada corrosividade. 

Uma das alternativas para aproveitamento da vinhaça é utilizá-la como fertilizante na agricultura: é a fertirrigação, que consiste na aplicação da vinhaça de acordo com normas e técnicas para melhoria da fertilidade do solo, sua estrutura, teor de matéria orgânica e disponibilidade de água. N

 

Hoje, o manejo da vinhaça é realizado principalmente pela irrigação convencional por aspersão. Entretanto, aliadas a essa prática, duas tecnologias podem ser utilizadas para dar maior sustentabilidade ao uso da vinhaça na fertirrigação: a biodigestão, para o aproveitamento energético e produção de uma vinhaça mais neutra, e a concentração, em vários níveis, para a produção de um biofertilizante a ser aplicado diretamente na linha de cana (vinhaça localizada). 

 

A fertirrigação com vinhaça atinge em níveis naturais distâncias de até cerca de 20 km; já a vinhaça pré-concentrada ou naturalmente mais concentrada (originada de melaço e caldo em destilarias) e enriquecida pode atingir a distância econômica de até 40 km e, no caso da concentração efetiva a cerca de 20 °Brix, a vinhaça pode atingir distâncias bem maiores, de até 80 km, porém com altos investimentos e necessidades de energia térmica.

A forma mais comum da vinhaça ser levada da indústria aos canaviais é por meio de adutoras: são canais que levam o produto in natura para as áreas mais próximas da usina onde serão bombeadas e aplicadas por aspersão. Em fazendas mais distantes, a vinhaça é levada por caminhão e depois é bombeada da mesma forma. Para alcançar canaviais mais distantes e promover o uso mais racional da vinhaça, tem crescido o uso de carretas puxadas por tratores, que permitem a aplicação da vinhaça de forma localizada na linha da cana e na quantidade certa. Também é possível adicionar a essa vinhaça outros nutrientes, fazendo uma adubação mais completa e de maior aproveitamento.

Apesar da fertirrigação ser uma alternativa de uso do subproduto da produção do álcool, para que de fato seja uma prática sustentável, é necessário se certificar da quantidade de vinhaça utilizada de acordo com a própria composição dela, dose a ser aplicada, composição do solo e características da vizinhança deste solo. 

Conhecia esse detalhe sobre fertirrigação? A Plona é especialista nesse assunto, por isso dispõe dos melhores materiais. Clique aqui e confira nossos produtos. 

Desenvolvido por KAKOI